Por Julie de Boase (tradução livre de Pedro Alipio)
04
set
Atualmente, há muitas pessoas que sentem uma conexão com a fotografia contemplativa, e pode ser confuso e difícil para o aspirante a fotógrafo contemplativo esclarecer o método, a motivação e a medida do que vemos e fazemos dentro desse caminho. Há uma série de diferentes tipos de fotografia contemplativa, e existem inúmeras versões do que isso significa. Como professor de Miksang, vou falar sobre a maneira de praticar a fotografia contemplativa de Miksang. Devido à popularidade da abordagem contemplativa da fotografia, existe uma tremenda atração para sistematizar, dogmatizar e, basicamente, apropriar-se do frescor inerente a essa abordagem. A partir desse impulso fundamentalmente não-criativo, surgirão novas escolas que facilmente identificam e julgam de acordo com os padrões impostos pelos professores com listas de verificação. Esse processo se repetiu infinitamente dentro dos círculos acadêmicos e onde quer que o insight genuíno tenha dado lugar à compreensão conceitual. Isto não é o que esperamos. A base do Miksang é a abertura e a ausência de uma sobreposição conceitual. A tendência de usar o conceito para descrever a abertura é natural, desde que não percamos a conexão com a experiência fundamental que estamos descrevendo ao falarmos sobre o Miksang. Ultimamente eu tenho procurado através dos vários posts de Miksang na Internet, e parece haver uma falta de clareza sobre o que é o Miksang e como você pode identificar uma imagem realmente bem-sucedida do Miksang. Então eu pensei em começar listando o que sinto são as qualidades da experiência e da expressão de Miksang e como reconhecer o negócio real. True Miksang não é sobre o conteúdo e não é sobre se parece com uma “foto de Miksang”. Para mim, é inteiramente sobre o fundamento da percepção e se isso é aparente na execução da fotografia. Isso é muito raro e, em muitos casos, ausente do que está sendo publicado na Internet como “Miksang”. O que é esse chão? A base da prática de Miksang é o espaço aberto de disponibilidade em nossas mentes. Quando nossa mente e nossos olhos se conectam diretamente com uma percepção visual, é como um clarão de luz que surge deste espaço aberto e vazio. Sem a voltagem, a presença elétrica do flash de contato inerente à imagem, é plana e sem vida, a ideia de alguém. Este é o suco da percepção direta. Se pudermos manter nossa conexão com essa energia crua de percepção através de nossa expressão da percepção com nossa câmera, ela será completamente expressa em nossa imagem. É assim que reconhecemos uma imagem da Miksang.Não há meio caminho, meio flash de percepção. A percepção e a imagem resultante têm ou não a experiência viva e crua daquele momento de voltagem embutido nela. Não há entre. Esta é a alegria de ver “fresco”. O que é realmente Miksang? Paixão e Alegria.
Paixão para conectar e expressar. Experiência alegre de estar vivo. Expresso com: Genuinidade Podemos ver o mundo sem todas as nossas ideias e opiniões e apreciá-lo como ele é. Confiança Não precisamos nos preocupar que o que vimos não seja bom o suficiente. E nós temos tudo o que já precisamos dentro de nós para ver o mundo “exatamente como é”. Como podemos reconhecer uma imagem verdadeiramente “Miksang”? Primeiro, gostaria de salientar algo que realmente precisa ser dito, já que li várias discussões sobre se as imagens de alguém são verdadeiras para o “estilo Miksang”. Não há estilo Miksang. Há um “caminho” de Miksang, que foi chamado em japonês de “Sha Shin Ki Do” – o que o olho vê, o coração sabe – o modo de juntar os dois. Isso não pode ser imitado porque não se baseia em uma fórmula conceitual. Pode ser sentido diretamente com a mente, o coração e o olho. Aqui estão os aspectos essenciais que devem estar presentes em uma imagem bem-sucedida da Miksang: A imagem expressa um flash de percepção. A imagem é uma expressão da Qualidade da Mente desimpedida do fotógrafo. Este não é um ponto de vista expresso e a imagem é livre de pauta. A qualidade da mente se manifesta como uma sensação de presença viva imbuída na fotografia. Você pode sentir o calor da conexão, a paz de nenhuma luta, a qualidade absoluta da mente? Se a sua mente se liga diretamente à percepção da fotografia e nenhum pensamento surge, isso é uma boa indicação de que você está se conectando com a mente da pessoa que fotografou a imagem. Se você está se perguntando quem é o árbitro final do que é o Miksang e o que não é o Miksang, você não precisa procurar alguém para lhe dizer o que sua experiência significa. Em vez disso, a confiança para confiar e compreender nossa própria experiência de percepção pode ser desenvolvida e aprofundada ao fazermos essa prática por nós mesmos. Quando somos capazes de nos conectar de uma maneira direta com o que vemos, então essa habilidade de receber percepções no local.torna-se parte de nossa fiação. E quando vemos abertura, clareza, presença e o calor da percepção direta nas fotos dos outros, porque desenvolvemos essa habilidade